Chuvas, alagamentos e política: Santa Maria começa o ano desse jeito

 Chuvas, alagamentos e política: Santa Maria começa o ano desse jeito

Foto: Daniel Avelino

Então vamos falar sobre as chuvas que caíram e estão caindo em Santa Maria da Vitória (BA) nos últimos dias. Se por um lado ficamos felizes em ver o rio Corrente cheio de vida, por outro os alagamentos das ruas e os enormes buracos abertos pelas fortes chuvas nos deixam preocupados. Além disso, a população está assustada com a ameaça de enchente. A água do Rio já alagou toda praça e a previsão é de mais chuva durante os próximos dias.

Como é ano político é comum que o tema ganhe as redes sociais já com viés de campanha eleitoral. Mas, não é segredo para ninguém que a cidade não tem infraestrutura adequada para escoamento das águas enviadas por São Pedro.

A rua Benjamin Constante – contra-mão da Teixeira de Freitas – é a prova disso. Com remendos desde do antigo mercado municipal até o encontro com a 6 de outubro, quem passa de carro ou moto sente a trepidação causada pelo remendos no calçamento. O fato é que até hoje nenhum prefeito resolveu o problema, sempre quando chove os buracos aparecem para todo lado e a população paga o preço disso.

Quando a época de chuva chega, os feirantes e os moradores da mediações da feirinha ficam ilhados. Uma lagoa enorme se forma no local, causando transtornos de vários tipos. A história é tão antiga que as pessoas já perderam a esperança de uma solução. Isso sem falar nas ruas perto da prefeitura que são alagadas toda vez que as águas caem do céu. Só quem mora por lá sabe o sofrimento de ficar preso em casa por causa das lagoas que se formam nas frentes das casas.

Mas de fato as chuvas desse ano vieram com mais intensidade que nos últimos anos, veja a cratera que se abriu perto do SAAE, na saída para Correntina. É de assustar a imagem, e não tenha dúvida que algo preciso ser feito no local, não somente para tapar esse buraco, mas para evitar novas erosões.

matutar-buraco-saee-samavi-foto-evanete-marques
É de assusta essa imagem. A cratera tomou conta da rua e para arrumar, a prefeitura vai ter muito trabalho. Foto: Evanete Marques (Facebook)

Se já não bastasse os salários atrasados, o prefeito agora tem pela frente os problemas causados pelas chuvas. Essa, com certeza, não foi a melhorar maneira de começar um ano eleitoral. Se nesses quase 8 anos de mandato nada foi feito para impedir esses transtornos, não tem mais tempo para melhorar a infraestrutura. Agora, a missão é para o próximo prefeito, isso se ele não fazer uma maquiagem nas ruas e mais uma vez enganar o povo.

O fato é que, Santa Maria da Vitória precisa urgentemente de um prefeito arretado, homem bom de serviço, que cuide da cidade e não fique esperando as chuvas do próximo ano chegar para se preocupar com o problema.

Por Maurizan Cruz

[box type=”info” align=”alignleft” class=”” width=””]

Eu repórter Matutar

Se você sabe de uma história legal, denúncia, um fato importante na sua cidade ou quer compartilhar um tema interessante com os leitores do Matutar, não pense duas vezes, é muito fácil sugerir matérias. Mande sua sugestão para o e-mail: pauta@matutar.com.br ou envie sua mensagem por meio da nossa página no facebook.com/matutar

[/box]

Leia mais

Chama no Zap