Maguila e Michael são diplomados em Correntina

Diferente dos demais municípios da Bacia do Rio Corrente, Correntina (BA) foi a única cidade da região que a disputa eleitoral foi parar na Justiça, deixando a população sem saber quem de fato iria governar o município pelos próximos quatro anos.

Mas com uma sequência de vitórias na Justiça Federal e no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), tudo indica que essa história chegou ao fim e a população teve o resultado das urnas respeitado e considerado pela Justiça Eleitoral, na manhã da última segunda-feira, dia 19 de dezembro.

Maguila e Michael foram recebidos pelo povo na saída do Fórum com muita alegria e emoção.

Com o Fórum lotado de eleitores e simpatizantes, Nilson José Rodrigues – Maguila (PCdoB) foi diplomado como prefeito eleito e o jovem empresário Michael Delgado (PV) recebeu o diploma de vice-prefeito escolhido pelo povo.

A diplomação é um ato oficial da Justiça Eleitoral para reconhecer os eleitos e assegurar a posse deles nos cargos para os quais foram escolhidos. Assim como o prefeito e vice, os 13 vereadores e os suplentes imediatos foram diplomados no mesmo evento.

Maguila que já foi vereador por um mandato e prefeito por duas vezes afirmou que assumirá, o terceiro mandato de prefeito, ciente da responsabilidade e dos desafios que terá para resolver os problemas e colocar Correntina nos trilhos. “Vamos trabalhar com transparência, responsabilidade, seriedade e acima de tudo com parcerias com a Justiça, Câmara e a sociedade organizada para dar dias melhores ao povo de Correntina”, declarou.

Maguila foi eleito com 10.561 votos, o que representa 53,4% da votação válida e uma diferença de 1.344 votos para o candidato derrotado nas urnas, o atual prefeito Ezequiel Barbosa do PSDB, que tentava a reeleição.

Para entender toda disputa judicial que envolveu a eleição de Correntina neste ano, confira a matéria que produzimos sobre o assunto – TRE confirma Maguila prefeito em Correntina

Após voltar do recesso, que termina no dia 20 de janeiro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai analisar, ainda, um recurso do atual prefeito Ezequiel, na tentativa de cassar a candidatura de Maguila.

No entanto, devido às últimas decisões judiciais, será pouco provável que alguma coisa mude na cena política de Correntina.

A decisão do TCU que tinha colocado Maguila na lista dos gestores inelegíveis foi extinta pela Justiça e não há mais nenhum impedimento legal que possa barrar o mandato do prefeito eleito.

Fotos: Naiana Oliveira / Jornal O Porto

Leia mais

Chama no Zap