Conecte-se com

Estudantes baianos desenvolvem carregador solar para celular

Cidadania

Estudantes baianos desenvolvem carregador solar para celular

Os alunos explicam que o custo é barato e o carregador solar para celular será aperfeiçoado para facilitar a vidas das pessoas que não tem energia

Esta é uma daquelas notícias que tem o poder de multiplicar conhecimento em favor de mais facilidade no dia a dia. O celular virou um item inseparável tanto dos jovens que moram na zona rural quantos aqueles que vivem na cidade. Eles não abrem mão de um smartphone que possa tirar boas fotos, enviar mensagens por whatsapp e acessar à internet. Mas ao mesmo tempo que os recursos foram adicionados, o consumo da bateria também aumentou bastante. Mesmo se você mora na cidade e tem sempre uma tomada a sua disposição, o carregador é uma excelente opção de carregamento. Só de dinheiro que vai economizar na conta de luz todo mês já dá para cobrir o custo da produção do aparelho. Agora, se você mora na Zona Rural, os beneficiosos são bem maiores.

matutar-estudantes-baianos-carregador-energia-solar

Pensando nisso, estudantes de Salvador apresentaram, durante a Feira de Ciências do CEEP Isaias Alves, um carregador celular alimentado por energia solar. Isso mesmo, energia do sol, meu amigo. O projeto para criar o aparelho foi da turma do 1º ano do curso técnico e contou com a coordenação dos amigos Bernado Nogueira, de 15 anos, Radhija Mendes, 14, e William Freitas, 15. Eles disseram que há cerda de dois meses começaram a pensar em qual iriam apresentar na feira até que resolveram aceitar o desafio de criar o carregador faltando apenas duas semanas para o evento.

De acordo com os inventores, o grupo fez várias pesquisas para saber o custo das peças para montar o carregador solar. Eles afirmaram que para criar o aparelhos o curto pode variar entre R$ 40 e R$ 60, a depender da loja em que vai comprar os componentes.

Há outra novidade, o carregador não precisa está no sol para gerar energia. Como ele é composto por reguladores de tenção e pequenas placas fotovoltaicas, tem a capacidade de captar uma excelente quantidade de energia e não precisa estar em contato frontal com o sol.

A invenção é composta por placas que tem a função de gerar energia diretamente para USB do carregador. São três placas, uma negativa, outra positiva e uma neutra. Com os reguladores de energia e as placas é possível carregar o smartphone quase que na mesma velocidade da energia elétrica em casa.

Agora é hora de sair por aí pesquisando mais informações sobre essa invenção e criar o seu carregador de celular à base de energia solar. Topa o desafio?

Veja abaixo, o vídeo que os meninos prepararam para explicar o funcionamento do carregador.

Por Maurizan Cruz com informação da SECOM-BA

 

Continuar lendo

Jornalista, santa-mariense e idealizador do Matutar com objetivo de debater assuntos que possam promover mudanças sociais na região da Bacia do Corrente. Idealista por natureza, curioso pela força da profissão e dono de um olhar sensível aos problemas sociais. Maurizan tem uma mente inquieta e está sempre a procura de novas historias para conhecer e contar.

Bora Matutar? Deixe seu comentário

Mais notícias sobre Cidadania

Topo