Luta em defesa dos conselheiros tutelares ganha reforço na Câmara Federal

 Luta em defesa dos conselheiros tutelares ganha reforço na Câmara Federal

A luta pela valorização do trabalho desenvolvido pelos conselheiros tutelares ganhou um reforço na Câmara dos Deputados. Foi reinstalada, nessa quarta-feira (29), a nova Frente Parlamentar em defesa da categoria, que tem o deputado federal baiano, Márcio Marinho, como presidente.

O Colegiado está empenhando em acompanhar as demandas dos Conselhos Tutelares na Câmara Federal e acelerar a tramitação dos projetos da área que estão parados na casa.

Valorização salarial

Uma das principais demandas da Frente é a aprovação do Piso Nacional dos conselheiros tutelares. O deputado federal Márcio Marinho é autor do Projeto de Lei nº 8008/2014 que defende a criação de valor minimo de remuneração em todo país.

Além da falta de infraestrutura para trabalhar, os conselheiros tutelares tem de conviver com o baixo salário.
Além da falta de infraestrutura para trabalhar, os conselheiros tutelares tem de conviver com o baixo salário.

Nas maioria das cidades brasileiras, como Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe, a remuneração dos conselheiros não passa de R$ 800,00. Márcio Marinho defende que o salário dos conselheiros deve ser de R$ 2 mil. Outros projetos tramitam na casa sobre o tema, e cabe grupo de deputados que forma a Frente lutar pela aprovação das propostas que possibilite aos conselheiros tutelares melhores condições para proteger as crianças e os adolescentes.

A Frente Parlamentar quer visitar os estados para cobrar mais responsabilidades das prefeituras e buscar melhores condições de trabalho para os conselhos tutelares.

O Matutar acompanhará de perto os trabalhos da Frente Parlamentar para manter você sempre bem informado sobre o assunto.

Para acompanhar a tramitação do projeto da Câmara Federal, clique AQUI.
Caso queria saber quais deputados fazem da Frente Parlamentar, clique AQUI.

[box type=”info” align=”alignleft” class=”” width=””]

Eu repórter Matutar

Se você sabe de uma história legal, denúncia, um fato importante na sua cidade ou quer compartilhar um tema interessante com os leitores do Matutar, não pense duas vezes, é muito fácil sugerir matérias. Mande sua sugestão para o e-mail: pauta@matutar.com.br ou envie sua mensagem por meio da nossa página no facebook.com/matutar

[/box]

Leia mais

Chama no Zap