São Félix do Coribe abre processo unificado para eleição de conselheiros tutelares

 São Félix do Coribe abre processo unificado para eleição de conselheiros tutelares

O Conselho vai atuar para fiscalizar as políticas públicas municipais para crianças e adolescentes.

São Félix do Coribe (BA) – O Conselho Municipal da Criança e Adolescente de São Félix do Coribe (CMDCA) está com inscrições abertas para eleição de conselheiros tutelares. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social na sede da prefeitura para apresentar a candidatura até o dia 25 de maio das 8h às 14h. Os candidatos passarão por uma prova objetiva e, se aprovados, terão os registrados confirmados e estarão prontos para disputar a eleição.

O voto é aberto para todo cidadão que esteja em dia com as obrigações eleitorais. Dez conselheiros serão eleitos, cinco titulares e seus respectivos suplentes. Em São Félix, o conselheiro tutelar tem remuneração de R$ 800,00 por mês.

Para concorrer ao cargo de conselheiro tutelar é preciso ter mais de 21 anos, morador da cidade há pelo menos dois anos, ter Ensino Médio completo ou estar no 3º ano, estar em dia com a Justiça Eleitoral e com o Serviço Militar (sexo masculino).

A eleição será realizada no dia 4 de outubro em local que será divulgado pela prefeitura. O mandato é de quatro anos e corresponde ao período de 2016 à 2019. O cargo é uma oportunidade para o efetivo exercício da cidadania no controle das atividades de interesse da sociedade. O Ministério Público acompanhará todo processo, desde a candidatura, aplicação das provas e eleição.

Sobre o Conselho Tutelar

A principal atividade do conselheiro tutelar é assegurar a devida proteção às crianças e adolescentes que estejam em situação de risco. O trabalho é feito diretamente na sede do Conselho Tutelar e nos atendimentos presenciais nos locais de suposta agressão aos direitos das crianças. O órgão, também, atua na apuração de denúncia e faz os encaminhamentos necessários para garantir os direitos dos jovens.

E atenção!

Se você não é de São Félix do Coribe e deseja participar ser conselheiro tutelar não se preocupe, procure imediatamente a prefeitura de sua cidade para obter mais informações sobre a eleição. O processo é nacional e todos os municípios devem abrir o processo de candidatura pelo menos seis meses antes da eleição que ocorrerá em outubro em todo Brasil. Exerça a cidadania!

Conheça também o CMDCA?

Além dos membros indicados pela prefeitura, o colegiado é composto por representantes de entidades sociais, movimentos e instituições comunitárias que têm atuação na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes e na aplicação de politicas públicas especificas para a área.

Os membros são responsáveis por formular a política municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, zelar pela execução das ações, atendidas as peculiaridades dos jovens, das famílias, grupos de vizinhança e dos bairros urbano e rural. Além disso, cabe ao órgão estabelecer as prioridades a serem incluídas no planejamento Municipal nos assuntos que tenham relação com as condições de vida das crianças e adolescentes e outras atribuições definidas pela Lei Municipal nº 17 de 13 de novembro de 2013.

E quem faz parte do CMDCA?

O CMDCA de São Félix é formado por um representante das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, de Saúde, de Administração e Finanças e da Prefeitura.

Já pelo lado da sociedade civil, o colegiado é composto por um representante de entidades de Defesa de Direitos dos Usuários de Serviço Social, três membros de Prestadoras de Serviço da Área da Criança e do adolescente e de um adolescente atendido pelas ações do Governo Municipal.

Nós disponibilizamos aqui a Lei Municipal que trata do CMDCA, para acessar clique AQUI.

Eu repórter Matutar
Se você sabe de uma história legal, um fato importante na sua cidade ou quer compartilhar um tema interessante com os leitores do Matutar, não pense duas vezes, é muito fácil sugerir matérias. Mande sua sugestão para o e-mail: pauta@matutar.com.br ou envie sua mensagem por meio da nossa página no facebook.com/matutar.

Leia mais

Chama no Zap