Conecte-se com

Maguila pede inclusão de Correntina no 8º Fórum Mundial da Água

Correntina

Maguila pede inclusão de Correntina no 8º Fórum Mundial da Água

O prefeito participou do Encontro Preparatório de prefeitos e governadores com objetivo de incluir o município no Fórum Mundial

O prefeito e as assessoras Camila Guerra e Luciana Carmem, ambas ex-secretárias de Turismo de Correntina, apresentaram a  problemática hídrica do município aos participantes

O prefeito Nilson José Rodrigues (Maguila) participou nesta quarta-feira (22), em Brasília, do Encontro Preparatório para incluir a problemática do uso da água do Rio Arrojado na pauta do 8º Fórum Mundial da Água que será realizado em março de 2018 também na capital do país.

Acompanhado das assessoras Camila Guerra e Luciana Carmem Santos, o gestor municipal apresentou a problemática envolvendo o uso da água no município e defendeu a inclusão da situação do Rio Arrojado na programação do Fórum Mundial.

Na avaliação de Maguila, a ampliação do debate representa uma oportunidade para garantir a preservação dos rios e o desenvolvimento econômico. “Saio daqui com a esperança de que vamos conseguir equilibrar essa balança para assegurar o desenvolvimento ecologicamente correto em nossa cidade. Essa conta precisa ser equilibrada, até mesmo porque existem razões dos dois lados”, afirmou o prefeito.

O município foi convidado para relatar os recentes conflitos envolvendo a comunidade ribeirinha e as grandes empresas de agronegócio. Além aprofundar o debate sobre a luta histórica da população em defesa da preservação dos rios, foi demonstrada a necessidade de promover alterações na política estadual de liberação de outorgas para captação de água e também de ampliar a fiscalização das licenças concedidas.

Caso seja escolhida para ser estudo de caso durante o evento mundial, a situação do Rio Arrojado será discutida com as maiores autoridades ambientais do Brasil e também do mundo. A proposta consiste em buscar soluções para os problemas hídricos e reforçar a importância da gestão responsável da água pela população e pelo setor produtivo, seja na indústria ou nas grandes lavouras.

SOBRE O FÓRUM

A 8ª edição do Fórum Mundial da Água colocará, no centro do debate, a necessidade de consolidar a agenda relacionada aos problemas hídricos e reforça a importância da gestão responsável da água com a participação da sociedade organizada e todos os demais segmentos sociais.

Realizado a cada três anos, esta será a primeira vez que o Fórum Mundial da Água será no Hemisfério Sul. O tema do evento será ‘Compartilhando Água’ e contará com a participação de mais de 40 mil pessoas de todas as partes do mundo.

Com informações da Ascom/Prefeitura de Correntina-BA

Continuar lendo

Jornalista, santa-mariense e idealizador do Matutar com objetivo de debater assuntos que possam promover mudanças sociais na região da Bacia do Corrente. Idealista por natureza, curioso pela força da profissão e dono de um olhar sensível aos problemas sociais. Maurizan tem uma mente inquieta e está sempre a procura de novas historias para conhecer e contar.

Bora Matutar? Deixe seu comentário

Mais notícias sobre Correntina

Topo