Nome de Maguila ganha força para disputar eleições em 2016 em Correntina

 Nome de Maguila ganha força para disputar eleições em 2016 em Correntina

Vereador Melado Pimenta, deputado Daniel Almeida, vereador Miltão e Maguila.

A disputa pela sucessão do governo municipal de Correntina (BA), região Oeste da Bahia, promete ser acirrada. No último dia 12 de setembro, em Conferência Municipal do PCdoB, o nome do ex-prefeito Maguila ganhou força para enfrentar o atual prefeito Ezequiel Barbosa (PSDB) nas eleições do ano que vem.

Não existe confirmação, ainda, mas segundo informações de lideranças do partido, Maguila é o candidato natural do PCdoB. No entanto existem outros nomes que podem representar o projeto. Entre os mais cotados estão o nome ex-prefeito Laertão, do ex-presidente da Câmara Municipal Miltão e o também, aparece como possível candidato, o atual presidente do Poder Legislativo, o jovem vereador Jean da Guarda.

A pré-candidatura de Maguila foi reforçada pelo próprio Daniel Almeida na página dele no facebook e comemorada pelos internautas.

Post da página oficial do presidente estadual do PCdoB e deputado federal Daniel Almeida.

No governo desde 20 de dezembro de 2013, Ezequiel Barbosa, ganhou nas urnas em 2012 contra o candidato Laertão (PCdoB), mas teve o registro de candidatura cassado e não pode assumir o cargo. Somente quase dois anos depois, Ezequiel conseguiu derrubar a ação na Justiça Eleitoral e ganhou o direito de governar Correntina. Desde então, tem administrado o município com seu jeito peculiar, para alguns é tido como autoritário e para outros é lembrado como trabalhador. Maguila é visto como um candidato do povão, de família humilde e com forte ligação com o interior do município. Pesquisas de opinião aponta a preferência da população pelo nome de Maguila.

matutar_correntina_BA-eleicoes2016-Maguila-foto2
Maguila e o atual presidente da Câmara Municipal, Jean da Guarda.

Maguila governou Correntina por dois mandatos, de 2005 até 2012. Na primeira vitória, ele derrotou o candidato de Ezequiel, Élvio Cardoso. Já em 2008, na reeleição, Maguila levou a melhor contra o próprio Ezequiel, que teve a candidatura cassada por problemas na Justiça. Dado esse histórico, em 2016, será a primeira vez que Maguila e Ezequiel se enfrentarão de fato. Pois, os dois estão em condições legais de levar a candidatura até o fim. Maguila já demonstrou que tem força para derrotar o velhinho, em 2004 e 2008, o grupo dele derrotou as candidaturas do PSDB por mais de 3 mil votos de frente, perdendo apenas em 2012.

O evento do PCdoB, realizado no último sábado (12), reuniu quase 1 mil pessoas e foi a partida inicial para a campanha de 2016. Com a participação do presidente estadual do PCdoB, o deputado federal Daniel Almeida, os participantes demonstraram que o grupo político do ex-prefeito Maguila ainda tem muita força. Vamos aguardar para ver, como será o desenrolar da política de Correntina em 2016.

[box type=”info” align=”alignleft” class=”” width=””]

Eu repórter Matutar

Se você sabe de uma história legal, denúncia, um fato importante na sua cidade ou quer compartilhar um tema interessante com os leitores do Matutar, não pense duas vezes, é muito fácil sugerir matérias. Mande sua sugestão para o e-mail: pauta@matutar.com.br ou envie sua mensagem por meio da nossa página no facebook.com/matutar

[/box]

Leia mais

Chama no Zap